segunda-feira, 22 de julho de 2013



Dando continuidade a série de artigos sobre as piores estratégias de marketing da história(Depois de um bom tempo volto a escrever sobre, desculpe leitores haha). Hoje vamos ver um caso interessante, trata-se de um dos produtos de maior sucesso da Mattel(A mesma fabricante da famosa barbie), como muitos sabem(Eu só soube disso quando pesquisei sobre esse caso) a barbie tem um namorado chamado Ken. 
Em 1993 a Mattel preocupada com a falta de carisma do boneco Ken resolveu fazer uma pesquisa junto as suas consumidoras para ver se elas queriam um novo eterno namorado para barbie, bom o resultado foi teoricamente bom, as consumidoras votaram pela permanência de Ken, porém queriam um boneco mais “Cool”.
Os desejos do consumidor são uma Ordem...

Mas então o que seria um produto Cool para as consumidoras da Mattel? A empresa entendeu que cool seria um boneco com pele bronzeada, cabelo oxigenado, blusa de rendinha, colete de couro roxo, brinco na orelha direita e um colar de argola. Mas espera aí, isso é sério? Não, não estou brincando confira a imagem do produto abaixo.

As Piores Estratégias de Marketing da História: Ken sai do Armário-Caso Mattel
Nos nossos tempos atuais o boneco poderia até ser considerado metro-sexual(Ou não)
Qual foi o resultado?
As clientes não entenderam bem o que a Mattel quis com o novo visual, aliás entenderam perfeitamente: O novo Ken havia assumido o seu lado Gay e saído do armário. O fracasso do produto levou a Mattel a cancelar a produção e retirar o que já havia sido produzido de todas as lojas, deixando uma dúvida no ar: O novo visual do Ken tinha a intenção de ser Gay ou foi uma falha estratégica?(É quase óbvio que ela não iria admitir nenhuma das duas).


Prejuízo estimado: US$ 50 Milhões.

Fonte: Superinteressante.

Gostou? Comente ou compartilhe com os seus amigos! :D



Leia outros artigos da série:
AS PIORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DA HISTÓRIA - Parte 1: The New Coke

0 comentários :

Postar um comentário

Gostou da matéria? comente ;)