Dando continuidade a série de artigos sobre as piores
estratégias de marketing da história(Depois de um bom tempo volto a escrever
sobre, desculpe leitores haha). Hoje vamos ver um caso interessante, trata-se
de um dos produtos de maior sucesso da Mattel(A mesma fabricante da famosa
barbie), como muitos sabem(Eu só soube disso quando pesquisei sobre esse caso)
a barbie tem um namorado chamado Ken.
Em 1993 a Mattel preocupada com a falta
de carisma do boneco Ken resolveu fazer uma pesquisa junto as suas consumidoras
para ver se elas queriam um novo eterno namorado para barbie, bom o resultado
foi teoricamente bom, as consumidoras votaram pela permanência de Ken, porém
queriam um boneco mais “Cool”.
Os desejos do consumidor são uma Ordem...
Mas então o que seria um produto Cool para as consumidoras
da Mattel? A empresa entendeu que cool seria um boneco com pele bronzeada,
cabelo oxigenado, blusa de rendinha, colete de couro roxo, brinco na orelha
direita e um colar de argola. Mas espera aí, isso é sério? Não, não estou
brincando confira a imagem do produto abaixo.
Nos nossos tempos atuais o boneco poderia até ser considerado metro-sexual(Ou não) |
Qual foi o resultado?
As clientes não entenderam bem o que a Mattel quis com o
novo visual, aliás entenderam perfeitamente: O novo Ken havia assumido o seu
lado Gay e saído do armário. O fracasso do produto levou a Mattel a cancelar a
produção e retirar o que já havia sido produzido de todas as lojas, deixando
uma dúvida no ar: O novo visual do Ken tinha a intenção de ser Gay ou foi uma falha estratégica?(É quase óbvio que ela não iria admitir nenhuma das duas).
Prejuízo estimado: US$ 50 Milhões.
Fonte: Superinteressante.
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Leia outros artigos da série:
AS PIORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING DA HISTÓRIA - Parte 1: The New Coke
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