O networking é a construção de uma rede de relacionamento que pode contribuir para solucionar questões profissionais ou pessoais.
Faça um networking ‘natural’
- Existem três esferas principais de relacionamento: pessoal, profissional e espontânea. Sua rede pessoal é composta por vizinhos, médicos, gerentes do banco, dentistas.
- A profissional é composta por pessoas que trabalham com você.
- A espontânea surge em eventos esporádicos. Um networking bem feito vem da capitalização de pessoas em todas essas esferas. Portanto, tente se aproximar mais das pessoas.
Elabore uma base de dados
- Preocupe-se em montar uma base de dados organizada e com informações relevantes e atualizadas. Com o advento das redes sociais, esse trabalho ficou muito mais simples. A sugestão é criar seu perfil em todas as redes sociais, desde as mais pessoais, como 'Facebook' ou 'Orkut' até as profissionais, como 'LinkedIn' e 'Tumblr'.
Misture-se
- A lógica desta dica é: se todos estão na rede e sua estratégia é conhecer e contatar pessoas, vá para onde as pessoas estão!
Mantenha o Círculo Ativo
- Não basta conhecer e ter várias pessoas na sua rede de contatos: é preciso fazer com que elas lembrem de você. A forma como você vai atrair as pessoas depende de como você se sente melhor. Você pode chamar para um almoço, convidar para um evento, mandar e-mail ou telefonar.
Networking do seu jeito
- Descubra o seu estilo ao realizar o networking. O importante é não ficar parado e nem achar que você precisa se encaixar em alguma regra ou modelo já existentes.
Não Recuse Favores
- Para ser ajudado, é preciso ajudar. Lembre-se de que você também faz parte da rede de contatos de muitas pessoas e, se hoje elas precisam de você, um dia você pode precisar delas.
ENVOLVA-SE
- O segredo para construir uma rede de contatos interessante é estar atento a tudo. Na área profissional em que você atua existe uma infinidade de formas de aumentar seu envolvimento. Você pode fazer um curso de especialização, participar de sites focados na sua área, comunidades na internet, eventos, palestras, feiras e exposições.
Cuidado com quem e como você conversa
- A forma como você trata as pessoas é a primeira coisa que deve ser observada. Uma dica é não tratar de forma íntima quem não faz parte de seu círculo próximo.
0 comentários :
Postar um comentário
Gostou da matéria? comente ;)