Boa Tarde queridos leitores, como sabemos as mídias sociais tomaram conta do cotidiano de
muita gente, as organizações por sua vez tem se alinhado cada vez mais com tais
mídias uma vez que atualmente elas são um dos pontos de partida quando assunto é pesquisa de produtos e serviços,
comparação de preços entre outros.
Apesar da
relevância a área ainda carece de estudos, principalmente no Brasil. Um dos
livros que eu recomendo para quem deseja se aprofundar no assunto é
“Estratégias em Mídias Sociais-FábioCipriani”, livro este que irei falar melhor
em outro artigo.
Bom, a mais
ou menos uns 4 meses atrás me deparei com um artigo em inglês chamado os
5 P’s da Mídia Social, que é o que podemos traduzir como os 5 ingredientes
básicos para empresa que deseja ingressar neste mundo. Com base neste artigo
escrevi este post que é uma síntese do que li com alguns pensamentos meus e
experiências que adquiri nesses últimos meses na área, uma vez que administro
os canais de mídias sociais do portal de notícias Radar Amazônico.
Sem mais
delongas vamos lá. O primeiro P, é o:
1-perfis(ou
Profile)
Existem basicamente dois tipos de
perfis, o seu perfil pessoal ou o seu perfil empresarial.
Perfis pessoais podem ser no LinkedIn,
no Facebook, no MySpace, no Flickr. Um exemplo de um grupo pode ser de Mídia
Social, é o Social Media theBible, ou pensamento inovador.
A primeira coisa a se definir é o
perfil e qual será o objetivo da organização em uma mídia social: Adquirir
novos clientes? Utilizar como ferramenta de CRM? Criar um perfil porque seu concorrente
tem um perfil em mídias sociais?
Com base em alguns desses
questionamentos poderá ser definido o estilo do perfil e a melhor estratégia a
ser adotada pela empresa.
2-Propagar
Não basta apenas criar um perfil e
deixar ele lá quieto a espera de um novo seguidor, curtir, assinante, é preciso
estar constantemente monitorando as atividades do seu perfil, interagindo com
os seu clientes ou possíveis clientes, lembrando que até os seus concorrentes
podem estar monitorando como você está gerenciando os seus perfis nas mídias
sociais. Uma empresa que faz isso de uma maneira espetacular é a Nokia,o qual
estou produzindo um case para postar em breve aqui.
3-Produzir.
Digamos que as mídias sociais são uma
extensão do seu chão de fábrica, ou extensão dos serviços que a sua empresa
presta, com base nisso ela também precisa de produção. Nesse caso, produção de
conteúdo relevante, conteúdos que atraiam a atenção do público tanto para
conhecer a sua marca, como para atrair novos clientes. Existem pequenos
detalhes em produção de conteúdo para mídias sociais que podem ser cruciais na
atração do público, um exemplo é que imagens com links postados no facebook
geram mais visitas do que somente postar links sem imagem(tenho comprovado isso
através das estatísticas do Radar Amazônico).
4-Participação(Presença).
Aqui eu cito um trecho do artigo
original:
“Você não pode simplesmente pular para a
conversa. Você precisa ouvir. Você precisa entender. Você precisa participar”.
Ao
contrário do que acontece fora do mundo digital, nas mídias sociais você deve
estar preparado para lidar com diversas informações simultâneas e ter uma
estratégia de comunicação com os usuários, para que se possa usar isso como
vantagem competitiva futuramente.Pois através das informações fornecidas pelos
seus usuários na internet a sua empresa pode melhorar os seus produtos,
serviços, atendimento descobrir os pontos fracos da organização, entre outros.
Não basta apenas criar um perfil, gerar conteúdo se você não se comunica com os
seus usuários.
5-Progresso
“Não se pode gerenciar aquilo que você não
mede”
Justamente, uma boa estratégia em marketing
digital depende de informações, ao acompanhar as estatísticas dos seus perfis
nas mídias sociais você poderá descobrir o que funciona ou não para a sua empresa
na internet. Ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, Alexa, Hoot
Suíte, são excelentes quando o assunto é acompanhar o seu progresso em mídia
social.
Então essa é a visão que tenho dos 5P’s das
mídias sociais, eu arriscaria até em colocar mais um “P” no meio, que seria o P
de público, pois acima de tudo a sua marca deve estar alinhada com o seu
público alvo, você não vai criar uma página de artigos femininos voltados para
homens, correto? Mas esse assunto irei deixar para outro
artigo.
Antes de terminar, deixo com vocês esse vídeo do Gustavo Arjones sobre Atendimento ao Cliente nas Redes Sociais:
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