segunda-feira, 22 de julho de 2013


Os 5P’s das Mídias Sociais

Boa Tarde queridos leitores, como sabemos as mídias sociais tomaram conta do cotidiano de muita gente, as organizações por sua vez tem se alinhado cada vez mais com tais mídias uma vez que atualmente elas são um dos pontos de partida quando  assunto é pesquisa de produtos e serviços, comparação de preços entre outros.
Apesar da relevância a área ainda carece de estudos, principalmente no Brasil. Um dos livros que eu recomendo para quem deseja se aprofundar no assunto é “Estratégias em Mídias Sociais-FábioCipriani”, livro este que irei falar melhor em outro artigo.

Bom, a mais ou menos uns 4 meses atrás me deparei com um artigo em inglês chamado os 5 P’s da Mídia Social, que é o que podemos traduzir como os 5 ingredientes básicos para empresa que deseja ingressar neste mundo. Com base neste artigo escrevi este post que é uma síntese do que li com alguns pensamentos meus e experiências que adquiri nesses últimos meses na área, uma vez que administro os canais de mídias sociais do portal de notícias Radar Amazônico.
Sem mais delongas vamos lá. O primeiro P, é o:

1-perfis(ou Profile)
Existem basicamente dois tipos de perfis, o seu perfil pessoal ou o seu perfil empresarial.
Perfis pessoais podem ser no LinkedIn, no Facebook, no MySpace, no Flickr. Um exemplo de um grupo pode ser de Mídia Social, é o Social Media theBible, ou pensamento inovador.
A primeira coisa a se definir é o perfil e qual será o objetivo da organização em uma mídia social: Adquirir novos clientes? Utilizar como ferramenta de CRM? Criar um perfil porque seu concorrente tem um perfil em mídias sociais?
Com base em alguns desses questionamentos poderá ser definido o estilo do perfil e a melhor estratégia a ser adotada pela empresa.


2-Propagar
Não basta apenas criar um perfil e deixar ele lá quieto a espera de um novo seguidor, curtir, assinante, é preciso estar constantemente monitorando as atividades do seu perfil, interagindo com os seu clientes ou possíveis clientes, lembrando que até os seus concorrentes podem estar monitorando como você está gerenciando os seus perfis nas mídias sociais. Uma empresa que faz isso de uma maneira espetacular é a Nokia,o qual estou produzindo um case para postar em breve aqui.

3-Produzir.
Digamos que as mídias sociais são uma extensão do seu chão de fábrica, ou extensão dos serviços que a sua empresa presta, com base nisso ela também precisa de produção. Nesse caso, produção de conteúdo relevante, conteúdos que atraiam a atenção do público tanto para conhecer a sua marca, como para atrair novos clientes. Existem pequenos detalhes em produção de conteúdo para mídias sociais que podem ser cruciais na atração do público, um exemplo é que imagens com links postados no facebook geram mais visitas do que somente postar links sem imagem(tenho comprovado isso através das estatísticas do Radar Amazônico).

4-Participação(Presença).
Aqui eu cito um trecho do artigo original:
“Você não pode simplesmente pular para a conversa. Você precisa ouvir. Você precisa entender. Você precisa participar”.
Ao contrário do que acontece fora do mundo digital, nas mídias sociais você deve estar preparado para lidar com diversas informações simultâneas e ter uma estratégia de comunicação com os usuários, para que se possa usar isso como vantagem competitiva futuramente.Pois através das informações fornecidas pelos seus usuários na internet a sua empresa pode melhorar os seus produtos, serviços, atendimento descobrir os pontos fracos da organização, entre outros. Não basta apenas criar um perfil, gerar conteúdo se você não se comunica com os seus usuários.
5-Progresso
“Não se pode gerenciar aquilo que você não mede”
Justamente, uma boa estratégia em marketing digital depende de informações, ao acompanhar as estatísticas dos seus perfis nas mídias sociais você poderá descobrir o que funciona ou não para a sua empresa na internet. Ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, Alexa, Hoot Suíte, são excelentes quando o assunto é acompanhar o seu progresso em mídia social.

Então essa é a visão que tenho dos 5P’s das mídias sociais, eu arriscaria até em colocar mais um “P” no meio, que seria o P de público, pois acima de tudo a sua marca deve estar alinhada com o seu público alvo, você não vai criar uma página de artigos femininos voltados para homens, correto? Mas esse assunto irei deixar para outro artigo.

Antes de terminar, deixo com vocês esse vídeo do Gustavo Arjones sobre Atendimento ao Cliente nas Redes Sociais:

Gostou? Comente ou Compartilhe com os seus amigos, isso irá me motivar a escrever mais sobre o assunto! 

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