quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Part. 1 – New Coke


Meu primeiro post o// rsrsrs. Bom, como o maior foco do blog é Marketing(com ênfase em Marketing Digital), hoje irei começar com um assunto bem interessante, irei listar e falar sobre empresas que buscaram inovar aplicando novas idéias, mas que deram erradas, será um série de 11 artigos que vão desde empresas do gênero alimentício a tecnologia. A partir desse ponto iremos analisar o porque do acontecido, e qual seria o melhor caminho a ser adotado por tais empresas. Vamos começar com um exemplo clássico:

No ano de 1985 nos houve(e ainda há) uma disputa acirrada entre duas empresas de refrigerantes, a tão conhecida Coca-cola  e a novata  Pepsi, sob o slogan “O Sabor da Nova Geração” essa empresa começou a representar uma ameaça para a gigante Coca-Cola, essa por sua vez não ficou quieta, e começaram a traçar aquilo que seria a estratégia perfeita, ou não. Os executivos da Coca-cola depois de uma boa discussão chegaram a seguinte conclusão: É hora da gente mudar... ou mudar de vez”. Baseado nessa idéia, a Coca-cola, resolveu alterar a fórmula do seu produto, deixando-a mais doce, tudo isso baseado numa pesquisa onde constatou-se que o público queria uma Coca-cola mais doce(mais abaixo falaremos melhor sobre isso), o produto inovador foi batizado de NEW COKE. Além de mudar o sabor da Coca-cola, a empresa retirou do mercado o sabor antigo, resultado: Os consumidores detestaram a New Coke, a Pepsi virou líder de mercado sem esforço algum e não precisou sequer aumentar suas vendas. Até Fidel Castro que adorava sabor tradicional da Coca-cola, considerou a troca da fórmula como um sinal da decadência do capitalismo (rs). Em menos de 3 (três) meses, a Coca-cola tradicional voltaria ao mercado sob o nome de Classic Coke. Apesar de tentar correr atrás do prejuízo, já era tarde, a pepsi se firmou como líder de mercado nos Estados Unidos até os dias atuais.
Prejuízo: US$ 1 bilhão.

A pergunta que fica: Onde a Coca-cola errou?

Qual seria a melhor alternativa para enfrentar a concorrente sem perder os consumidores que já estavam acostumados ao sabor tradicional?

Como a Coca-cola, poderia ter revertido a situação antes de ter prejuízos maiores?


Deixe o seu comentário sobre o assunto, irei dar a minha opinião no 12ª Artigo da Série. Não perca, no próximo artigo irei falar sobre a Ford e o seu EDSEL o carro do futuro.

2 comentários :

  1. Criar uma edição limitada além da coca clássica para avaliar o crescimento do publico.

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  2. Justamente Claudia, até porque querer mudar drasticamente não deu certo. Criando uma edição limitada haveria a possibilidade de avaliar melhor a estratégia adotada.

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