Part. 1 – New Coke
Meu
primeiro post o// rsrsrs. Bom, como o maior foco do blog é Marketing(com ênfase
em Marketing Digital ),
hoje irei começar com um assunto bem interessante, irei listar e falar sobre
empresas que buscaram inovar aplicando novas idéias, mas que deram erradas,
será um série de 11 artigos que vão desde empresas do gênero alimentício a
tecnologia. A partir desse ponto iremos analisar o porque do acontecido, e qual
seria o melhor caminho a ser adotado por tais empresas. Vamos começar com um
exemplo clássico:
No ano de
1985 nos houve(e ainda há) uma disputa acirrada entre duas empresas de
refrigerantes, a tão conhecida Coca-cola e a novata Pepsi, sob o slogan “O Sabor da Nova Geração” essa empresa
começou a representar uma ameaça para a gigante Coca-Cola, essa por sua vez não
ficou quieta, e começaram a traçar aquilo que seria a estratégia perfeita, ou
não. Os executivos da Coca-cola depois de uma boa discussão chegaram a seguinte
conclusão: “É hora da gente mudar... ou mudar de vez”. Baseado nessa idéia,
a Coca-cola, resolveu alterar a fórmula do seu produto, deixando-a mais doce,
tudo isso baseado numa pesquisa onde constatou-se que o público queria uma
Coca-cola mais doce(mais abaixo falaremos melhor sobre isso), o produto
inovador foi batizado de NEW COKE.
Além de mudar o sabor da Coca-cola, a empresa retirou do mercado o sabor
antigo, resultado: Os consumidores detestaram a New Coke, a Pepsi virou líder
de mercado sem esforço algum e não precisou sequer aumentar suas vendas. Até
Fidel Castro que adorava sabor tradicional da Coca-cola, considerou a troca da
fórmula como um sinal da decadência do capitalismo (rs). Em menos de 3 (três)
meses, a Coca-cola tradicional voltaria ao mercado sob o nome de Classic Coke.
Apesar de tentar correr atrás do prejuízo, já era tarde, a pepsi se firmou como
líder de mercado nos Estados Unidos até os dias atuais.
Prejuízo: US$ 1 bilhão.
A pergunta que fica:
Onde a Coca-cola errou?
Qual seria a melhor
alternativa para enfrentar a concorrente sem perder os consumidores que já
estavam acostumados ao sabor tradicional?
Como a Coca-cola,
poderia ter revertido a situação antes de ter prejuízos maiores?
Deixe o seu comentário
sobre o assunto, irei dar a minha opinião no 12ª Artigo da Série. Não perca, no
próximo artigo irei falar sobre a Ford e o seu EDSEL o carro do futuro.
Criar uma edição limitada além da coca clássica para avaliar o crescimento do publico.
ResponderExcluirJustamente Claudia, até porque querer mudar drasticamente não deu certo. Criando uma edição limitada haveria a possibilidade de avaliar melhor a estratégia adotada.
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